aqui e separe o homem do fundo através de um path, lasso ou da forma..."/> Maurício Dellafina
 



Foto com efeito cinematrografico

Foto com efeito cinematrografico

Photoshop


Abra a imagem desejada (a nossa foi encontrada aqui e separe o homem do fundo através de um path, lasso ou da forma que preferir. Chame esta camada de "Homem". Selecione a Dodge Tool (O), defina o Range para Highlights, 15% de exposição e 'pinte' algumas vezes sobre os olhos para clareá-los um pouco.

 

 

 

Passo 2

Escolha agora uma imagem com nuvens (eu busquei uma aqui: http://www.sxc.hu/browse.phtml?f=view&id=1120300) e importe-a para nosso arquivo de trabalho, acima da camada "Homem". Para criar um céu denso, diminua e duplique-a algumas vezes como na imagem abaixo. Em seguida, selecione a ferramenta Eraser e, com um pincel grande e suave, apague as arestas, onde as cópias das camadas de nuvens se encontram.

Passo 3

Para concluir esta etapa, selecione a ferramenta Clone Stamp, escolha um pincel grande (cerca de 400 pixels) e clone alguns pontos do céu para torná-lo mais natural.

Passo 4

Crie uma 'Camada de Ajuste' de Curvas logo acima da camada "Homem" e marque a opção "Use Previous Layer to Create a Clipping Mask". Ajuste como a imagem abaixo e dê o nome a esta camada de "CURVES_DARK". Ainda com a camada selecionada, preencha-a com a cor preta.

Selecione a ferramenta Brush, ajuste a opacidade em 15% e Flow de 65%. Altere o tamanho do pincel para se adequar à parte da imagem que você vai tratar. Obviamente, quanto maior o pincel, mais suave a transição. Defina a cor para Branca e pinte diretamente sobre a Layer Mask. Algumas áreas exigem mais trabalho do que outras, por isso, é preciso ter paciência nesta etapa.

Verifique, na imagem abaixo, os tamanhos aproximados dos pincéis utilizados. Não existe uma ciência exata para isso, trata-se da famosa tentativa e erro.

Para acentuar os detalhes mais sutis você precisa reduzir o tamanho do pincel. Os cílios, por exemplo, exigiram um pincel de 3 pixels, com opacidade de 40%. Fiz o mesmo com as rugas e outras áreas.

Sua camada de máscara deve se parecer com a imagem abaixo (pressione Alt e clique na camada de máscara para ver onde você já pintado). Para aumentar a intensidade do efeito, duplique a Camada de Ajuste de Curvas, assim você pode fazer testes sem o risco de estragar o trabalho até aqui.

Passo 5

Crie outra camada de ajuste de Curvas acima das camadas "Homem" e "CURVES_DARK". Novamente marque a opção "Use Previous Layer to Create a Clipping Mask". Dê o nome de "CURVES_LIGHT". Puxe a parte superior da linha para cima para iluminar a imagem. Nota: quando você manipula as camadas de ajuste, afeta também as camadas abaixo delas. Ajustaremos isso mais tarde.

Preencha a layer mask da "CURVES_LIGHT" com preto e desenhe diretamente nela com um pincel suave, porém com a cor branca. Mais uma vez escolha o tamanho do pincel e a opacidade para coincidir com a área que você vai tratar. Se você exagerar em alguma área, pinte de preto para restaurar.

Para reforçar áreas como as das rugas, você deve pintar próximo ao encontro das partes claras e escuras, mas não sobre elas. Pinte perto delas com um pincel pequeno e longe delas com um pincel grande para suavizar a transição.

Pressione "Alt-clique" na miniatura da Layer Mask para ver onde você pintou. Deve se parecer com a imagem abaixo. Observe a paleta de camadas, bem como todas as minhas camadas que estão atualmente com 100% de opacidade. A pequena seta ao lado da miniatura (das camadas) significa que ela utiliza a camada inferior como um Clipping Mask.

Se sua imagem estiver muito diferente, crie um novo Clipping Mask para todas as áreas que merecerem atenção especial, como o nariz, por exemplo. Usando a ferramenta Pen, crie paths nessas áreas para acentuá-las.

Passo 6

Crie uma camada de ajuste 'Gradiente Map' acima da camada "Homem", "CURVES_DARK" e "CURVES_LIGHT". Marque a opção "Use Previous Layer to Create a Clipping Mask". Defina Gradient Map como mostrado abaixo. Defina o Blend Mode para Soft Light e a opacidade para 75%. Agora você pode ajustar o Hue / Saturation e o Channel Mixer para dar um estilo bem interessante.

Passo 7

Adicione nova camada de ajuste 'Gradiente Map' abaixo da camada "Homem" e acima da "nuvem". Defina a cor mais escura do gradiente como # 164370 (um azul escuro) e a cor mais clara como e2dc9a # (um tom amarelado). Defina o Blend Mode para Soft Light e mude a opacidade da camada para 68%. Adicione nova camada de ajuste Curves imediatamente abaixo do Gradient Map. Ajuste conforme mostrado na imagem abaixo e altere a opacidade para 60%. Sua paleta de camadas deve estar parecida com esta.

Passo 8

Adicione uma nova camada imediatamente acima da "nuvem" e preencha com 60% de preto e defina o Blend Mode para Overlay (ela vai desaparecer). Selecione a Burn Tool e escolha um pincel com diâmetro de 917. Defina o Range para Midtones e a exposição para 15%. Pinte em torno dos cantos para criar uma vinheta. Nomeie esta camada como "Vinheta" e ajuste a opacidade para se adequarem. A minha ficou em 77%.

Passo 9

Crie uma camada acima da "Homem" (usando o "homem" como um Clipping Path) e outra abaixo da "CLOUD_CURVES" e "GRADIENTMAP". Chame as novas camadas de "Whiteglow". Selecione a ferramenta Pincel, defina a cor Branca e pinte sobre as camadas, conforme mostrado abaixo. Crie um brilho suave abaixo do homem para destacá-lo do fundo. Em seguida, crie um brilho branco acima. Para facilitar, siga as linhas rosas mostradas abaixo. Em seguida, desenhe por cima delas uma segunda vez para reforçar.

Passo 10

Este próximo passo é uma escolha pessoal para um olhar com efeito estilizado. No entanto, se você quiser um acabamento mais natural, pule esta etapa. Selecione todas as camadas ligadas à camada "Homem".

Vá em Filter > Stylize > Glowing Edges e configure como mostrado abaixo.

Vá em Image > Adjustments > Levels e configure como mostrado abaixo.

Mude o Blend Mode para Screen e a opacidade para 34%. Duplique esta camada e defina o Blend Mode para Overlay, altere a opacidade para 13%. Nomeia como "GLOW_EDGES_OVERLAY".

Passo 11

Duplique a camada "Nuvem" e arraste-a para cima da "GLOW_EDGES". Aplique um filtro Gaussian Blur de 2 a 3 pixels e defina o Blend Mode para Screen e a opacidade em 50%. Com a ferramenta Borracha apague todas as partes da nuvem que estejam sobre o rosto e detalhes que queira destacar. Duplique a camada e arraste-a até obter efeito semelhante à neblina na parte inferior da imagem. Chame essas duas camadas de "CLOUD_BLURRED".

Passo 12

Use uma imagem de água semelhante à deste tutorial que foi encontrada em http://www.sxc.hu/browse.phtml?f=view&id=1139999. Vá em Image > Rotate Canvas > 180 graus. Apague a parte de baixo da água e resquícios do estouro da bexiga.

Em seguida, selecione a ferramenta Burn, com o range Shadowns e uma exposição de 35%. Pinte ao longo de onde você apagou. Isso deve dar uma mistura mais realista.

Cole no arquivo de trabalho diretamente acima das camadas "CLOUD_BLURRED" e defina o Blend Mode para Screen. Para encaixar melhor sobre o ombro, rotacione até se adequar. Em seguida, duplique e arraste essa camada ao longo do ombro. Nomeie essas camadas como "DROPS_RIGHT".

Duplique ambas as camadas "DROPS_RIGHT" e com elas selecionadas vá em Edit > Transform > Flip Horizontal. Gire-as para que se adequem à linha do ombro. Vamos renomeá-las como "DROPS_LEFT".

Baixe agora uma nova imagem, encontrada em http://www.sxc.hu/photo/1140000. Nós só queremos a parte em que a água cai, portanto, exclua a bexiga e a parte mais densa da água (Ferramentas Eraser e Burn Tool). Cole no documento de trabalho e mude o Blend Mode para Screen.

Para obter gotas de chuva, duplique, arraste e redimensione a camada. Faça várias cópias até obter um bom resultado. Use a ferramenta Clone para facilitar. Em seguida, agrupe as camadas, selecione e vá em Layer > Layer Mask > Reveal all. Use esta máscara para suavizar o impacto da chuva, remover quaisquer gotas cobrindo detalhes e fazer uma limpeza geral.

Passo 13

Crie uma nova camada diretamente acima das camadas de água e chame-a de "STARBURST". Preencha com 60% de preto e vá em Filter > Noise > Add Noise e configure como mostrado abaixo.

Agora vá em Filter > Blur > Radial Blur. Aplique um Zoom Blur como mostrado abaixo. O centro do Blur deve ser o ombro do homem.

Por último, ajuste os níveis (Ctrl+L) como na imagem abaixo e defina o Blend Mode como Overlay. Como 60% é praticamente uma sobreposição de cores neutras e os níveis são bem equilibrados não deve afetar a imagem inteira. Adicione uma máscara de camada para ocultar todas as áreas em que você não quer que apareçam os raios do zoom. Eu mascarei o rosto e um pouco da camisa.

Passo 14

Crie uma nova camada acima da "Starburst" e chame-a de "FAKE_RAIN". Preencha com 60% de preto e adicione ruído (como fizemos na "Starburst"). Em seguida, redimensione-a.

Váa em Filter > Blur > Motion Blur e aplique com os ajustes abaixo.

Clique duas vezes na camada para acessar o painel Layer Style e ajuste como na imagem a seguir.

Aplique um leve Gaussian Blur.

Vá agora em Filter > Sharpen > Smart Sharpen.

Por último, ajuste os Níveis (Levels) (Ctrl+L) e defina o Blend Mode para Hard Light.

Passo 15

Duplique a camada FAKE_RAIN e dê o nome de "FAKE_RAIN_BGROUND". Mova para baixo da camada "Vinheta". Gire-a em 10 graus ou mais e mude a opacidade para 75%.

Passo 16

Crie uma nova camada de ajuste Gradient Map diretamente acima da camada "FAKE_RAIN". Defina a cor mais escura como # 075053 e a mais clara como Branco. Em seguida, defina o Blend Mode para Color com opacidade de 55%. Adicione uma Máscara de Camada (Layer > Layer Mask > Reveal All), e escolha um pincel grande com bordas suaves, defina a cor Preta no primeiro plano e reduza a opacidade do pincel para 20%. Pinte sobre a área do rosto algumas vezes.

Passo 17

Adicione uma camada de ajuste Matiz / Saturação acima do Gradient Map criado no passo anterior. Puxe o controle deslizante Saturation até -68% e dê OK. Neste estágio eu adicionei uma máscara de camada e apaguei as áreas vermelhas com um pincel suave com 25% de opacidade.

Passo 18   

Adicione uma camada de ajuste Curves acima de todas e configure como mostrado abaixo.

Passo 19

Crie uma nova camada acima das camadas de ajuste e chame-a de "OVERLAY_DODGE/BURN". Pinte com 60% de preto e altere o Blend Mode para Overlay. Com as ferramentas Dodge e Burn, vamos reforçar ainda mais alguns destaques e algumas sombras.

Veja como a imagem deve ficar após essas interferências.

Abaixo está mais ou menos como a camada "OVERLAY_DODGE/NURN" deve se parecer. Observe que algumas áreas são mais brancas que outras. Elas foram pintadas mais vezes do que as partes escuras.

Passo 20

Para dar mais brilho, adicionei algumas luzes. Crie uma nova camada, pinte com 100% de preto e vá em Filter > Render > Lens Flare e escolha a opção "105 milímeters prime". Defina o Blend Mode desta camada do Lens Flare como Screen e posicione-o acima do ombro. Aplique também uma pequena quantidade de ruído, seguido de um Gaussian Blur (cerca de 4 pixels) em seguida, um Smart Sharpen (ajuste para 150 e 7 pixels).

Passo 21

Selecione todas as suas camadas e duplique-as. Mescle todas elas, certificando que as camas originais estarão preservadas. Duplique a camada resultante e nomeie a primeira como "HIGH_PASS" e a segunda como "INVERTED". Selecione a "HIGH_PASS" e vá em Filter > Other > High Pass. Ajuste o radius em 2 pixels e confirme. Defina o Blend Mode para Overlay. Aplique uma Layer Mask e apague as áreas que ficaram muito fortes.

Passo 22

Selecione a camada "INVERTED" e retire a saturação (CTRL + Shift + U). Em seguida, inverta a camada (CTRL+ i). Aplique um Gaussian Blur de 40 pixels e defina o Blend Mode em Overlay. Fique à vontade para adequar a opacidade de acordo com o resultado que deseja.

Conclusão

Feito! Ajuste as opacidades, Layer Masks, Camadas de Ajuste ou até mesmo a visibilidade de algumas camadas para que o resultado fique a seu gosto. É um modo bastante flexível de se conseguir ótimos efeitos.

Imagem final

É possível acompanhar este tutorial também em vídeo (em inglês), no site de origem: http://psd.tutsplus.com/tutorials/photo-effects-tutorials/how-to-turn-humdrum-photos-into-cinematic-portraits/

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