Lula recebeu carta de apoio de Obama antes de acordo com Irã, diz agência

Lula recebeu carta de apoio de Obama antes de acordo com Irã, diz agência

Carta teria sido enviada duas semanas antes do anúncio do acordo.


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, enviou uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva apoiando a iniciativa brasileira de negociação com o Irã na questão nuclear duas semanas antes de o acordo ter sido fechado, informou nesta sexta-feira a (21) agência de notícias Reuters.

Veja o site do Jornal Nacional

O acordo foi fechado na última segunda-feira (17) por Brasil e Turquia com o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad. Na terça-feira (18), os Estados Unidos, apoiados por França, Reino Unido, Rússia, China e Alemanha, apresentaram uma proposta de novas sanções contra o Irã nas Nações Unidas (ONU).

Segundo a Agência Reuters, o presidente Barack Obama escreveu para Lula: "Uma decisão do Irã de enviar 1.200 quilos de urânio de baixo enriquecimento para fora do país geraria confiança e diminuiria as tensões regionais por meio da redução do estoque iraniano".

O acordo mediado por Brasil e Turquia prevê exatamente o que consta na carta, que 1.200 quilos de urânio levemente enriquecido serão enviados para território turco e, em troca, o Irã receberá 120 quilos de combustível nuclear.

Em outro trecho da carta, Obama teria dito: "Nós observamos o Irã dar sinais de flexibilidade ao senhor e outros, mas, formalmente, reiterar uma posição inaceitável pelos canais oficiais da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica)".

O Irã assinou um documento se comprometendo com os termos acertados junto aos governos do Brasil e da Turquia. O texto deve ser encaminhado à agência nos próximos dias. Em Washington, a Casa Branca não confirma, nem desmente a existência da carta. A assessoria alegou que não pode divulgar o conteúdo de cartas oficiais do presidente Barack Obama.

No Brasil, a Presidência confirma que o presidente Lula recebeu a correspondência de Obama, mas também disse que não divulgaria o conteúdo. Apesar disso, reiterou a declaração do ministro das Relações Exteriores brasileiro, Celso Amorim, de que muitos pontos do acordo fechado em Teerã estão na carta de Obama para Lula.

O G1 procurou a Presidência da República, que informou que não falaria sobre o assunto, apesar de confirmar a existência do documento. Na última quarta-feira (19), Amorim mencionou a carta do presidente americano na construção do acordo.

"Quem primeiro nos falou, inclusive que nós deveríamos nos interessar, aliás, que o presidente Lula devia se interessar em ajudar na questão do Irã foi o presidente Obama. E nós temos agido, temos conversado como sempre com os Estados Unidos. Há uma divergência, obviamente, sobre a maneira de conduzir o tema, mas há um objetivo em comum, que é conseguir uma solução pacífica para a questão", afirmou o ministro.

A agência oficial de notícias do Irã afirmou que a carta que detalha o acordo assinado em Teerã será entregue na próxima segunda-feira (23) pelo governo iraniano à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

 

  1. Nome: