Dia internacional do café: Cafeína pode tratar Alzheimer

Dia internacional do café: Cafeína pode tratar Alzheimer

Estudo da Universidade de Coimbra refuta ideia de que a cafeína propricía doenças cardiovasculares


A propósito do dia internacional do café, que se comemora na próxima quarta-feira, investigadores e especialistas do Centro de Neurociências da Universidade de Coimbra lançaram um número especial do «Journal of Alzheimer’s Disease» (JAD).

O estudo publicado pelo grupo, no qual participaram os maiores especialistas internacionais, demonstra os benefícios do café no tratamento de doenças como Alzheimer, Parkinson e depressão.

O grupo liderado por Rodrigo Cunha, que se dedica desde 2001 à investigação dos efeitos da cafeína nas doenças de memória, vem assim contrariar a ideia de que o café pode ser nocivo para quem sofre de doenças cardiovasculares.

Segundo o investigador, os estudos realizados em modelos animais demonstram que «doses moderadas de café consumidas de modo crónico apresentam benefício, diminuindo os problemas associados a percas de memoria». O mesmo comprovaram em relação à depressão e diabetes.

«Estudos feitos em populações humanas, de natureza epidemiológica, quer estudos em modelos animais têm convergido a concluir que o consumo de doses moderadas e contínuas de café, sobretudo de um dos princípios ativos, a cafeína, parece apresentar benefícios em termos da evolução de varias doenças crónicas¿, acrescenta.

Rodrigo Cunha explica que o seu grupo conseguiu identificar aquilo que cacredita ser «o alvo molecular que é actuado pela cafeína, que é o receptor da adnosina A2A».

Acrescenta também que desde há alguns anos se comprovou uma associação benéfica entre a ingestão de café e a diminuição dos efeitos da doença de Parkinson, e que estão prestes a entrar no mercado medicamentos a partir da cafeína.

«Isto abre uma janela de oportunidade para utilizar fármacos, agora muito mais selectivos, para interferir com aquele alvo molecular, para serem aplicados em clínica», concluiu.

 Leia mais sobre o assunto

  1. Nome: