Substância testada em humanos prolonga vida de verme

Substância testada em humanos prolonga vida de verme

Cientistas encontraram a fonte da juventude pelo menos para um minúsculo verme chamado Caenorhabditis elegans.


Prolongar a vida de vermes não é nenhuma grande descoberta, porém, o intrigante é que um dos compostos químicos usados pelos cientistas para obter esse resultado, o corante tioflavina T, já foi testado em humanos.

O tioflavina T é usado para detectar massas de proteínas amilóides danificadas, encontradas no cérebro de pessoas que sofrem da doença de Alzheimer. Além deste, outro composto bem-sucedido nos testes foi a curcumina, componente amarelo-vivo encontrado no açafrão da Índia.

Como o tioflavina T se liga às proteínas amiloides, como a curcumina, os investigadores acreditam que este surtiu um efeito benéfico nos vermes - desacelerando a acumulação de más proteínas.

Geralmente, o verme C. elegans vive de 18 a 20 dias. Tratados com os compostos, esse tempo aumentou entre 30% e 70%. E, ao entrar na meia-idade, com cerca de dez dias, os vermes tratados mantinham-se mais activos - e pareciam mais saudáveis - do que aqueles sem tratamento.

Os compostos, porém, provocaram um efeito colateral e reduziram a fertilidade dos vermes e, como muitos outros químicos, tornaram-se tóxicos em dosagens mais altas.
 
Leia mais sobre o assunto

  1. Nome: