Um negro assume a presidência dos EUA hoje

Um negro assume a presidência dos EUA hoje

Os atos de hoje começarão logo na primeira hora, quando o presidente, George W. Bush, que encerra seu mandato, receberá Obama pela última vez na Casa Branc


Barack Hussein Obama toma posse hoje como o 44º presidente dos Estados Unidos, após uma campanha que gerou uma onda de otimismo nos EUA e no mundo e elevou as expectativas para seu governo. Mas, em meio à pior recessão no país desde a Grande Depressão, ele terá de agir rapidamente para enfrentar desafios históricos, alertam analistas.

A cidade de Washington finalizou ontem os preparativos para a posse de Barack Obama como o primeiro presidente negro dos Estados Unidos, um ato histórico que espera a presença de 2 milhões de pessoas.

ACONTECIMENTO

Trata-se de um acontecimento sem precedentes inclusive em Washington, que reluz hoje, enfeitada com bandeirolas e galhardetes, e onde todas as vitrines e vendedores ambulantes transbordam de mercadoria relacionada com a cerimônia.

A expectativa supera qualquer outro acontecimento recente e porá a toda prova os recursos dos serviços de transporte, de segurança e, certamente, os de hotelaria e de restauração.

Cerca de 42 mil agentes das forças de segurança, inclusive 10 mil soldados da Guarda Nacional, permanecem na capital americana desde sexta-feira. Ontem, o centro de Washington, uma área de 5,6 quilômetros quadrados, foi fechado ao trânsito depois do meio-dia.

A cidade se transformará então em uma espécie de fortaleza medieval, pois se cortará também o acesso pelas pontes através do rio Potomac, e o tráfego aéreo ficará restrito.

Inclusive a pé, quem quiser entrar nas áreas demarcadas terá que fazê-lo através de postos de controle, além de se submeter a um exaustivo registro. Estão proibidas as bolsas que não tenham um tamanho muito reduzido, os guarda-chuvas e as cadeiras de rodas.

ESQUEMA

Os serviços de transporte fizeram um esquema especial e multiplicaram o número de ônibus e de trens de metrô que estarão disponíveis, mas ninguém sabe se serão suficientes para a multidão que se antecipa.

Diante da possibilidade de não poder chegar aos festejos - ou ao posto de trabalho -, diversos moradores das vizinhanças optaram por passar a noite no escritório. É o caso dos funcionários do Congresso, que levarão colchões e sacos de dormir aos, ou dos policiais, que descansarão em igrejas estrategicamente situadas.

Os atos de hoje começarão logo na primeira hora, quando o presidente, George W. Bush, que encerra seu mandato, recebe Obama pela última vez na Casa Branca.

  1. Nome: