Óbidos

Óbidos

Trilhas e Rumos


O que fazer em Óbidos

 

Conheça Óbidos, uma vila pitoresca em Portugal muito charmosa e que fica perto de Lisboa, a mais ou menos 85 km. É ideal para um bate e volta desde a capital. É uma cidade que fica no interior, no distrito de Leiria e que encanta todos os que a visitam, por suas tradições, festas típicas e peculiaridades. A cidade tem por volta de 12.000 habitantes, e o mais interessante é que fica dentro de uma grande muralha de época romana. Tanto é que seu nome ”Óbidos” vem do romano ópido que significa cidade fortificada.

 
Vila de Óbidos
 
E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em Portugal. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem à Portugal vai sair mais barata do que imaginava e você poderá gastar mais para aproveitar ainda mais sua viagem. Agora veja tudo sobre a Vila de Óbidos em Portugal.

 

História de Óbidos

Em 1148, D. Afonso Henriques tomou a cidade dos árabes, que a haviam conquistado. Óbidos foi oferecida como presente de casamento de D. Dinis à sua esposa D. Isabel e mais tarde várias outras rainhas foram donas da vila, o que deu a Óbidos enormes benefícios. A área amuralhada continua com a mesmas dimensões da época, com 14, 5 hectáreas. Com o terremoto de 1755, a vila sentiu um pouco a catástrofe, o que fez com que várias partes da muralha fossem derrubadas. O último movimento histórico mais famoso e que a vila presenciou foi as reuniões preparatórias para a Revolta de 25 de Abril, também conhecida como Revolução dos Cravos, uma revolução que depôs o regime ditatorial de Portugal e de onde surgiu então a democracia.
 
Ruas e casas de Óbidos

Pontos Turísticos de Óbidos

Como Óbidos sempre pertenceu às diferentes rainhas de Portugal, a vila sempre foi cuidada com muito carinho e possui um ar muito romântico. Entre seus pontos turísticos se destacam a Porta da Vila, que era o principal acesso à vila. Ela está decorada com azulejos tradicionais portugueses, representando a Paixão de Cristo; o Castelo de Óbidos, que é de origem romana e serviu como fortificação; suas inúmeras igrejas; o Aqueduto com 3 km, mandado construir pela Rainha D. Catarina de Áustria e a Rua Direita, a principal rua que liga a Porta da Vila ao Paço dos Alcaides.
 
Porta da Vila em Óbidos

Vila do Natal em Óbidos

Em Óbidos acontecem vários eventos durante o ano que fazem com que a cidade receba ainda mais turistas. Um desses casos é no Natal, quando acontece a Vila de Natal de Óbidos. Nessa época, há vários eventos especiais como pista de patinação no gelo, trenzinhos, carrosséis, casa do Papai Noel, mercados típicos de Natal, cânticos ao menino Jesus, entre outras atividades muito legais. Essa Vila de Natal acontece durante o mês inteiro de dezembro.
 
Vila Natal em Óbidos

Feirinha Medieval em Óbidos

Durante os meses de verão, normalmente entre julho e agosto, Óbidos realiza sua tradicional Feria Medieval, onde há desfiles em trajes romanos, comidas típicas, as crianças podem se vestir de princesas e guerreiros, entre outras atividades muito legais. A ideia é reviver a época da Idade Média, então inclusive a moeda (euro) é trocada por uma moeda da época, chamada de Torreão. O bilhete custa 7€ e crianças até 11 anos não pagam. O aluguel de trajes, participação dos serões medievais e todos esses extras são à parte.

 

  1. Nome: